• Já nos visitaram

    • 46,006 amigos
  • Indique o seu endereço de email e receba "As Nossas Notícias".

    Junte-se a 17 outros seguidores

A IMPORTÂNCIA DO DESPORTO ESCOLAR

Partes do Discurso da Ministra da Educação na Gala do Desporto Escolar 2007

12 de Out de 2007


“A importância do Desporto Escolar na vida escolar das nossas crianças e jovens deve ser valorizada.

A actividade física e desportiva assume particular importância na dimensão da saúde, ajudando ao desenvolvimento de práticas e estilos de vida mais saudáveis, hoje ainda mais importante face ao problema do excesso de peso e da obesidade nas faixas etárias mais baixas.


Assume também importância na dimensão cívica: a actividade física e desportiva permite aos jovens um contacto directo com elementos da cultura desportiva essenciais para lá das fronteiras do desporto e da escola – a aprendizagem das regras da cooperação e da competição saudável, dos valores da responsabilidade e do espírito de equipa, do esforço para atingir metas desejadas ou da importância de cumprimento de objectivos individuais e colectivos.

O empenho individual e colectivo de alunos e professores no bom desempenho desportivo permite a construção de vínculos entre as crianças e os jovens com a escola como instituição, isto é, como espaço que lhes confere a oportunidade de se realizarem e de desenvolverem as suas capacidades físicas relacionais, mas também, é importante recordar, cognitivas.

Isto porque o Desporto Escolar deve ser visto menos como uma alternativa à aprendizagem nas disciplinas nucleares, e mais como uma plataforma a partir da qual deve ser trabalhada a transversalidade dos hábitos que fazem o bom desempenho desportivo.

Se alunos e professores forem capazes de transferir o trabalho continuado e a disciplina metódica tão importantes para o sucesso desportivo, a qualidade do ensino e da aprendizagem terá todas as probabilidades de se elevar – e, consequentemente, os resultados escolares dos nossos alunos.

Do ponto de vista institucional, esta ideia traduz-se num processo de devolução do Desporto Escolar à escola.

A escola não deve ser apenas o espaço onde os jovens dispõem de infra-estruturas e oportunidades para fazer desporto; enquanto parte integrante do Projecto Educativo e do Plano de Actividades dos estabelecimentos de educação, o Desporto Escolar deve estar ao serviço da missão da escola pública.

A nossa política tem sido a de procurar envolver de forma mais directa estes actores colectivos na organização do Desporto Escolar, criando um efeito multiplicador do conhecimento e da capacidade organizativa mobilizada.”



In Portal da Educação – Ministério da Educação

6 Respostas

  1. Isabel Alçada disse acreditar que “o desporto escolar é muito importante no desenvolvimento de crianças e jovens”, pelo que “o investimento deve continuar”.

    Mas o que se passa? Há quem duvide?

    A frase “Mente sã em corpo são” está a tornar-se obsoleta para este ministério.
    Já estão a resolver a parte da “mente sã”, agora vão passar ao corpo e viva as plásticas.

  2. muito bom

  3. Acredito sim, porém axo que deve haver mais responsabilidade por parte do prof., mais empenho, mais dedicação, mais vontade, mais respeito com os alunos, mais modernidade e ensinamento nas aulas, que essas aulas seja sempre muito agradável, axo que ainda falta muito ao profissional da educação física.

  4. opa! feliz 2013 >> tenho uma escolinha de futebol e seria um prazer ter mais orientação e comentários de vc juliana, seja bem vinda ao Instituto de Assistência Social Guarunatal.

  5. Desporto é toda forma d praticar atividade fisica

Deixar uma resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

WordPress.com Logo

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Log Out / Modificar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Log Out / Modificar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Log Out / Modificar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Log Out / Modificar )

Connecting to %s

Seguir

Get every new post delivered to your Inbox.

%d bloggers like this: